Título: Em Busca do Tempo Perdido II - À Sombra das Raparigas em Flor
Autor: Marcel Proust
Editora: Relógio D'Água
Tema: Literatura Estrangeira
Estado: 5
Língua: Português
Encadernação: Capa Dura
Ano: 2003
Páginas: 542
Dimensões: 15*22
Preço: 20€
Observações: Edição indisponível no mercado. Tradução de Pedro Tamen
A edição de Em Busca do Tempo Perdido, traduzido pelo poeta Pedro Tamen, é, sem dúvida, um dos acontecimentos editoriais do ano. Prossegue agora com o segundo volume, À Sombra das Raparigas em Flor (Prémio Goncourt).
Combray e a infância ficaram para trás. E Gilberte também. O narrador segue agora pelas reminiscências da adolescência, e visita a estância de Balbec, com a avó. Surgem Albertine, rodeada pelas amigas, e o pintor Elstir, com os seus quadros de marinhas.
«Através desta tradução, sente-se a presença de um poeta e de um profundo conhecedor da literatura portuguesa. No texto, ecoa a memória do mais parisiense dos nossos escritores - Eça de Queirós - que semeia os seus romances de expressões francesas. Pedro Tamen oscila entre a tradução de topónimos e a sua manutenção na língua de partida, seguindo de perto as hesitações de A Cidade e as Serras, criando uma atmosfera próxima e distante, como se estivéssemos ainda nos finais do século XIX ou, talvez, no início do século XX. Conserva, na língua original, os nomes das personagens, mesmo quando seria possível traduzi-los, fiel a um autor que acredita no poder de nomear. Faz nascer o desejo de leitura, como se agora Marcel Proust começasse a ser, de uma outra forma, a sua própria tradução.»
Teresa Almeida, Expresso, Actual 12/07/03